Lil Jon


Lil Jon, nome artístico de Jonathan Mortimer Smith, (27 de Janeiro de 1971 em Atlanta, Geórgia) é um rapper, produtor, DJ e ator americano, alem de ser fundador da gravadora BME Recordings. Criador do estilo Crunk, que consiste num estilo pesado, variando do Hip Hop, mas possui batidas muito mais dançantes e fortes, que animam a música.

Biografia

Como começou

Lil Jon começou como Dj, e em 1989 terminou sua carreira em "Atlanta's Douglass High School". Em 1996, ele conheceu Lil Bo e Big Sam, assim formaram o grupo Lil'Jon & The East Side Boyz, para criar o álbum Get Crunk, Who U Wit: Da Album.
Na época em que trabalhava como DJ com o seu tio Chris Judged e T-Pain em Atlanta, despertou o interesse de Jermaine Dupri (considerado um dos maiores produtores da história de todo o hip-hop). Assim Dupri chamou Jon para trabalhar no seu selo So So Def, ele apresentava um programa na rádio V103, fez vários remixes para artistas como: Usher, Ludacris, Too Short e Xscape. Trabalhou entre 1993 até 2000, depois saiu para lançar sua própria produtora (BME Click).

Primeiros sucessos

Em 1996 lançou o álbum Get Crunk, Who U Wit: Da Album, a sua single Who You Wit tocou muito nas rádios de Atlanta trazendo mais fama para ele. Em 2001 ele estava pronto para lançar seu segundo álbum: We Still Crunk!!, as singles Put ya hood Up e Bia Bia com fortes batidas e vocais botaram ele de vez na cena do rap de Atlanta, essas duas canções com certeza ajudaram ele a sair do Sul para ser um cantor de reconhecimento nacional.



 

 


0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © Cultura Hip Hop Brasil